BEM VINDO À REDE D'OR SÃO LUIZ

Fale Conosco

O que você procura

Sua Saúde


10/01/2017 - Vasculite doença autoimune que acomete os vasos sanguíneos


 

Você já ouviu falar sobre doenças autoimunes? Elas ocorrem quando o próprio organismo começa a destruir células saudáveis do corpo e podem acometer diversas áreas e sistemas, incluindo o sistema vascular. Dessas, Annibal Rebello, cirurgião vascular do Hospital São Luiz Jabaquara, de São Paulo (SP), destaca que as mais comuns são as vasculites, que causam um processo inflamatório da parede dos vasos sanguíneos, como artérias ou veias de pequeno, médio ou grande calibre.

 

O especialista destaca que essa enfermidade pode afetar vasos cerebrais, artérias carótidas (que levam sangue arterial do coração para o cérebro), as artérias renais ou dos membros inferiores. "Algumas síndromes ainda podem acometer artérias em vários órgãos diferentes ao mesmo tempo. Outras já são bastante específicas. Cada caso é um caso e os aspectos clínicos são diferentes", diz o médico.

 

Os sintomas são bem variáveis e dependem do grau de comprometimento do órgão afetado. Quando o sistema vascular dos órgãos inferiores é acometido, por exemplo, podem surgir lesões dermatológicas. “Quando acomete o cérebro, pode causar até um AVC. Nos rins, o paciente pode ter insuficiência renal e nos membros inferiores pode levar até a um quadro de gangrena ou perda do membro”, alerta Rebello. Por isso, é muito importante apostar o diagnóstico precoce, que pode ser realizado por meio de biópsia, exames de arteriografia e angiotomografia, ou testes clínicos.

 

"Para chegar a uma conclusão definitiva, é necessário avaliar os parâmetros clínicos e laboratoriais para encaixar em uma determinada doença", afirma. Como todas as patologias autoimunes, as vasculites não têm curas, mas podem ser controladas, a partir do uso de medicamentos que diminuem a inflamação.

 

Fonte: Revista Pense Leve